O designer Johnson Banks, de Londres, criou um alfabeto tridimensional como forma de testar uma ferramenta de prototipagem de seus clientes. O alfabeto usa como referências tipos consagrados como Trajan, Serifa, Helvetica, Retina entre outros, arranjados de uma forma inusitada explorando a tridimensionalidade.
No projeto, batizado de Arkitypo, cada letra é dedicada a uma família tipográfica e emprega uma técnica diferente: sobreposição, rotação, escalonamento etc. O resultado é bastante interessante.
Abaixo algumas imagens:
Trajan
Esta foi uma adaptação de 1989 das capitais romanas famosas inscritos na base da Coluna de Trajano, em Roma. Estas formas de letras têm sido influentes há séculos, mas este foi o primeiro projeto para emular diretamente as esculturas. A coluna em si pode ser escalado através de uma escada em espiral interna.
Serifa
Tecnicamente um projeto"slab-serif ', Frutiger baseou seus primeiros desenhos na sua bem conhecida sans-serif, Univers, e simplesmente acrescentou as serifas.
Retina
Esse tipo de fonte começou como um tipo de letra para as seções do The Wall Street Journal impressas em tamanhos muito pequenos. Em tamanhos grandes parece apresentam 'entalhes' cortados em bruto as formas de letras, mas estes são lá para compensar as bolhas forma do tipo borrão de tinta de tamanhos muito pequenos.
O projeto vale a pena ser conferido. Além das imagens fantásticas, há uma breve descrição de cada letra e sobre a família tipográfica. Portanto, uma forma diferente de se informar sobre a história da tipografia.
Quem quiser saber mais, visite o site do designer clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário