quinta-feira, 26 de abril de 2012

Impressão Offset


Uma das formas mais utilizadas para impressão é o sistema offset. Utilizado para impressões de grande e média tiragem, o offset oferece uma ótima qualidade e é feito em alta velocidade. Pode imprimir em praticamente todos os tipos de papéis além de alguns tipos de plástico (especialmente o poliestireno).

Como o offset funciona?
O offset faz uma impressão indireta: a imagem não é impressa direta no material. Usando o papel como exemplo, isto acontece pois a superfície da chapa onde está a imagem é lisa e teria pouca fricção com o material. O que iria deixar tudo borrado.

Processo de Impressão Offset
Primeiro: pega-se uma chapa metálica que é preparada para se tornar foto-sensível. A área que é protegida da luz acaba atraindo gordura – neste caso, a tinta – enquanto o restante atrai apenas água – que não chega no papel.
Segundo: a chapa é presa em um cilindro. Esse cilindro vai rolar por um outro menor que contem a tinta – CMYK, ou seja, “Cyan“, “Magenta“, “Yellow” e “Key” (Ciano, Magenta, Amarelo ou Preto). A tinta vai “colar” na imagem, enquanto o restante fica em “branco”.
Terceiro: um cilindro com uma blanqueta de borracha rola em cima do primeiro cilindro (com a chapa já pintada). A blanqueta vai absorver melhor a tinta além de proporcionar uma melhor fricção ao papel. Agora, a imagem está impressa na blanqueta.
Quarto: o papel passa entre o cilindro com a blanqueta e um outro cilindro que vai fazer pressão. Assim a imagem é transferida da blanqueta para o papel.

Como a chapa é produzida?
As chapas podem ser produzidas por fotogravura com a utilização de fotolitos ou por gravação digital. Na produção por fotogravura, a chapa de alumínio virgem é colocado na gravadora, ou prensa de contato sob o fotolito. O fotolito é como se fosse uma transparência positiva de uma das quatro cores (CMYK).
O fotolito, aderido a chapa por vácuo, é exposto a luz por algum tempo. A luz possibilita que as imagens do fotolito sejam impressas na chapa – essa etapa chama-se gravação ou sensibilização. Nesta etapa, a luz “amolece” a emulsão na chapa. Tudo que foi exposto a luz, irá passar a atrair a umidade, enquanto a área que não foi exposta “endurece” e passa a atrair a tinta. Em seguida, a chapa é lavada com químicos específicos que irão reagir com as áreas expostas à luz tanto quanto com as áreas não expostas, etapa que leva o nome de revelação.
Algumas impressões em Offset:



Entre em contato com a Traps pelos telefones:
(11) 2646-4466 / 2647-4916 / 2647-6161
Ou acesse o nosso site: http://www.traps.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/TrapsCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário